SLING

O QUE É UM SLING?

Mulheres de várias culturas à volta do mundo utilizam há séculos suas kangas, xales, lenços e capolanas para portar seu bebê e trazê-lo junto a si desde que nascem. Há alguns anos, nos países ocidentais, essa maneira de carregar bebês foi adaptada e passou a ser conhecido como sling (ou babysling, pano de carregar bebês, echarpe, portage, baby wrap...). E, cada dia mais, esse tecido que serve como suporte ergonômico de colo para bebês, tem sido bastante divulgado pela sua praticidade e pelos inúmeros benefícios que trazem para a mãe e para o bebê.



 
BENEFÍCIOS DE SLINGAR E DANÇAR COM O BEBÊ

 
Alguns benefícios da prática do slingar são citados por Luciana e Mario Lima, fundadores e cuidadores do Espaço AOBÄ em Curitiba:


Estudos científicos indicam que devido ao embalo continuo do bebê e ao contato físico propiciado, carregar uma criança de até dois anos num sling pode beneficiar o seu desenvolvimento psíquico e fisiológico da seguinte forma:

• O bebê chora menos devido ao movimento continuo que alivia as tensões

• A criança dorme melhor, pois o ritmo ajuda a organizar o ciclo do sono

• Uma maior afetividade devido ao favorecimento do tato

• Uma melhor digestão e menos cólicas e refluxos devido à massagem contínua

• Um maior equilíbrio e motricidade mais desenvolvida, pois a verticalização favorece o desenvolvimento do sistema vestibular da criança

• Uma prevenção contra deformações no crânio e displasia do quadril

• Um favorecimento da regulação térmica

• Ela enxerga o mundo do ângulo de um adulto favorecendo o desenvolvimento da sua percepção

Tatiana Tardioli, também professora dança para mães com bebês no Dança Materna em São Paulo, acrescenta:

O balanço da dança é extremamente relaxante para os bebês que em geral sorriem, se divertem e saem da aula calmíssimos e muitas vezes, dormindo”. E para mãe, ela cita também alguns benefícios: “retorno à vida social, otimização da redução de peso, reeducação corporal (que evitará ou minimizará problemas posturais, inclusive na maneira de carregar e amamentar o bebê), fortalecimento do vínculo com o filho.

Um comentário:

  1. adorei seu blog vou seguir bjs e felicidades.
    há eu tbm adoro slingar com meu bebê!!!é muito bom

    ResponderExcluir